segunda-feira, 27 de abril de 2015

POLÍCIA DISPERSA NOVA MANIFESTAÇÃO CONTRA CANDIDATURA DO PRESIDENTE

A polícia anti-motim burundesa dispersou nesta segunda-feira de manhã em Bujumbura um milhar de manifestantes que contestam a candidatura do chefe de Estado cessante Pierre Nkurunziza para as presidenciais de Junho, um dia após os confrontos que causaram dois mortos, constatou a AFP.
Segundo um jornalista da AFP, um milhar de jovens deixaram o seu bairro do norte da capital rumo ao centro da cidade mas foram travados pela polícia que os dispersou.
O governo proíbe as manifestações em todo o país. Mas segundo testemunhas, outros manifestantes, que respondem ao apelo da oposição e de grande parte da sociedade civil, tentam dirigir-se ao centro da cidade passando por outros bairros.
             
Antes de serem dispersos, os jovens, com troncos de árvores nas mãos para assinalar a sua vontade de se manifestarem pacificamente, exprimem a sua oposição a um novo mandato de Pierre Nkurunziza.
No poder desde 2005, o chefe de Estado foi oficialmente designado no sábado pelo seu partido como candidato às presidenciais de 26 de Junho.
O estadista concorre assim a um terceiro mandato, cuja oposição julga inconstitucional e sobretudo contrária aos acordos de Arusha que abriu a via para o fim da longa guerra civil burundesa (1993-2006). O seu partido considera que este terceiro mandato é perfeitamente legal.

Sem comentários:

Enviar um comentário